O Enxoval Emocional e a Preparação para o Nascimento da Mãe
Créditos da Imagem: Erika Kunh https://obraerikakuhn.blogspot.com/
Quando estamos gestantes vivenciamos uma série de modificações físicas, emocionais e psicológicas. Refletimos sobre nossos comportamentos e escolhas, nos deparamos com a força da nossa ancestralidade e da nossa cultura, e, muitas de nós, mudamos nossos hábitos e condutas em busca de uma existência mais saudável e mais amorosa.
A chegada de um filho provoca em nós uma total e completa transformação e para encarar a adaptação a essa nova existência, nossa e do bebê, não basta o conforto material.
Eu posso dizer que muitas de nós, ao nos tornarmos mães, estaremos fadadas a passar por um caminho molhado, frio, solitário, doloroso, triste e árduo, onde nos sentiremos incompreendidas, exaustas, prestes a desistir, algumas atravessarão esse caminho em 15 dias, outras em 40 dias, certamente algumas demorarão anos, umas com pouca ou nenhuma estrutura, outras com mil e um artefatos importados, o fato é que muitas atravessaremos esse delicado percurso, depois, pouco a pouco, enxergaremos os raios de sol, que nos aquecerão e nos mostrarão uma nova percepção de ser. Algumas terão imensa dificuldade em atravessar esse percurso e necessitarão de apoio profissional. Algumas, bem poucas, não passarão por esse percurso doloroso e o caminho que elas percorrem não saberia ao certo dizer, pois não fui uma delas.
O que eu quero dizer a vocês é que o enxoval mais precioso com o qual nós mulheres, prestes a nos tornarmos mães, deveríamos nos preocupar é com o enxoval emocional. É com as experiências de vida e de existência. É com o próprio conhecimento de si e a desconstrução da maternidade idealizada. É com a preparação emocional e social para a chegada do bebê e o renascimento da mulher. É com busca ativa de conhecimento e experiências. Nossa principal preocupação é com o ser e não com o ter. No nosso enxoval emocional está a nossa resiliência, a comunicação clara com a nossa rede de apoio, a nossa percepção sensorial do mundo e do que queremos para nós. Então prepare-se!
Quando me perguntam o que eu acho que é necessário para a chegada do bebê eu digo que é necessário tão pouco, e esse pouco não é encontrado em nenhuma feira ou loja, ele está dentro de nós e com os nossos. O bebê precisa de amor, calor e leite materno, já a mãe precisa de calor, alimento, amor, cuidado e apoio para que ela possa se vincular a esse bebê e passar por esse percurso de forma mais leve.
A primeira vez que me lembro de ter ouvido o termo Enxoval Emocional foi pela psiquiatra Juliana Parada, depois pesquisando vi que outras mulheres, mães, psicólogas, doulas, ativistas também já utilizam esse termo há um tempo para tratar dessa matula tão importante que é o nosso enxoval emocional. Ele não precisa estar na mala da maternidade, mas nas nossas mentes, corações e em nossa rede de apoio.
Um forte abraço
Fabiana Guimarães
@alumiarmaterno
Créditos da Imagem: Ilustração da Artista Erika Kuhn
Sou a Marina Da Silva, gostei muito do seu artigo tem
muito conteúdo de valor parabéns nota 10 gostei muito.
Que bom que gostou!
Top o artigo, procurava sobre esse assunto na internet
encontrei aqui alguma das informações que procurava.
Gostei obrigado!!!
Fico feliz por ter ajudado!