O Choro

O Choro

Por que será que o choro de bebês incomoda tanto?

Quando os bebês choram parece ser necessário rapidamente que os pais ou cuidadores “resolvam” aquela demanda para que o bebê pare de chorar. Frequentemente classificamos bebês que choram pouco como “bonzinhos”, hum, então aqueles que choram muito seriam os “mauzinhos”?

Colocaram o nome desses bebês como bebês de altas necessidades. Será mesmo?

O fato é que também nós adultos não podemos chorar, já observou que quando alguém está contando uma história e chora, muitas vezes esse alguém chega a pedir desculpas?

Pois é, nossa sociedade não sabe lidar com o choro. Um bebê chorando no avião incomoda, um bebê chorando em um condomínio incomoda, um adulto chorando e demonstrando os seus sentimentos também incomoda.

Opa, será que é isso? Demonstrar sentimentos incomoda. Mas isso pode acabar se transformando em um ciclo, temos pressa para calar bebês, ficamos constrangidos com o choro deles e quando adultos também não podemos chorar, não podemos expor nossos sentimentos, poxa, que triste isso!

Bem, resolvi escrever sobre o choro pois foi um assunto que surgiu no grupo de mães do Alumiar. O choro do bebê representa forma de comunicação, no momento em que ele chora ele está comunicando algo e cabe a nós mães, pais ou cuidadores acolhermos e tentarmos descobrir o que ele quer comunicar, pode ser calor, fome, dor, saudade, cansaço, medo, frio, sono ou inquietação devido aos saltos de desenvolvimento.

Caso ele continue chorando, permaneça junto dele acalentando e acolhendo, não fique envergonhado pelo choro, o choro é uma genuína forma de comunicação e com o nosso desenvolvimento, passa a ser a forma como demonstramos sentimentos, olha que lindo isso!

Entretanto, quando vamos crescendo, o choro passa a fazer parte de um processo biopsicossocial e acabamos por calá-lo! Que tal parar de calar o choro e passar a aceitá-lo como uma forma de comunicação e expressão? Mais para frente vou falar mais sobre o choro e sobre os efeitos que ele pode fazer em quem chora e em quem ouve.

Até lá saiba que se o bebê chora ele quer te dizer algo e seja o que for, ele precisa de alguém pertinho dele e do respeito de todas as pessoas ao redor.

Texto para Reflexão escrito por Fabiana Guimarães
Imagem de domínio público



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


WhatsApp chat