Doula, o quê, como e por quê?

Doula, o quê, como e por quê?

 

Desde 2011, no dia 22 de março comemora-se o dia mundial da doula, que se estendeu até o dia 28 de março e virou a semana mundial da doula. Aqui no Brasil, comemoramos dia 18 de dezembro, não sei bem o porquê. Tenho para mim, que Doula é a melhor pessoa que a pessoa pode ter antes, durante e depois do seu trabalho de parto. Doula é tão bom que resolvi fazer um bando de amigas doulas…hahahaha, gente, não é brincadeira, amiga que não te julga, só te acolhe…como assim que só descobri isso depois que tive filhos?

Bem, o texto aqui é então para falar delas, o que é uma doula?

Uma mulher que vai te proporcionar apoio emocional durante o trabalho de parto. Essa mulher não faz o seu parto, quem faz o seu parto é você e o bebê trabalhando juntos e observados por uma equipe de profissionais de saúde. Ela não monitora batimento cardíaco, nem dilatação. Ela não tem formação técnica para verificar nada, ela segura a sua mão e ajuda você no que você precisar.

No que consiste esse apoio emocional?

A doula vai ouvir o que VOCÊ deseja no seu parto e vai te apoiar nesse desejo, ela pode te fornecer leituras de qualidade, ela pode te apresentar rodas de gestantes, amamentação, puerpério, ela pode te acompanhar a consultas, ela pode te apresentar pessoas com questões parecidas com as suas, ela pode te ouvir e te esclarecer um monte de coisas, ela pode auxiliar no plano de parto, ela pode te indicar filmes, cursos, livros e artigos, ela pode segurar a sua mão sempre que você precisar.

Ela vai confiar em você e no poder do seu corpo, ela talvez tenha as mãos esmagadas no momento da sua dor, ela será apoio físico e emocional quando seu corpo se contrair, ela pode te fazer massagens, ouvir seus pedidos e tentar atendê-los, ela verá você olhando no fundo dos seus olhos, e tenha certeza, ela estará ali para você.

Diferente dos outros acompanhantes que também estão envolvidos com você e com o seu bebê, e podem estar preocupados, nervosos ou ansiosos, as emoções dela não interferem no seu trabalho de parto, ela estará com você porque ela escolheu essa missão de ser doula e vai buscar te auxiliar da melhor maneira que ela puder, interagindo em harmonia com você, sua família e a equipe de saúde.

Como ela trabalha?

Ela pode ser voluntária, algumas mulheres são voluntárias no sus e algumas maternidades públicas possuem doulas no sistema de plantão. Ela pode ser contratada de uma maternidade particular, uma das maternidades da saúde suplementar em BH possui algumas doulas plantonistas contratadas.

As doulas de plantão te atendem durante o plantão delas nas maternidades. A doula pode ser também uma profissional contratada por você e esta vai te acompanhar de maneira personalizada durante a gestação, o parto e o pós-parto.

Na verdade, você contrata pacotes personalizados, com quantos encontros julgar necessários e mais o momento do parto, claro.

Toda doula precisa ter uma rede de doulas na retaguarda, ou seja, se ela estiver impossibilitada no momento do seu parto, uma companheira dela, que trabalhe da mesma forma, vai te atender enquanto sua doula não puder. Ah mas precisa ter uma ligação entre vocês duas né?

Concordo, é legal demais conhecer a rede de retaguarda da sua doula e indicar suas preferências, mas é imprescindível saber que somos todos humanos e às vezes não tem jeito, trabalhos, viagens, adoecimentos, podem coincidir com o momento do parto, o mesmo pode acontecer com algum profissional da equipe de saúde e certamente toda equipe conta com profissionais de confiança para os casos de substituição.

Sem essas redes de retaguarda seria impossível a atenção ao parto fisiológico, em que o bebê aponta o momento certo do nascimento e a nós, só cabe esperar esse momento.

Por que ter uma doula?

Uau, adoro essa resposta: A doula reduz a incidência de cesarianas, reduz a duração do trabalho de parto, reduz a solicitação de anestesias ou analgesias, aumenta a iniciação e a continuação do aleitamento materno, aumenta a satisfação da mãe com a experiência do parto, pode reduzir a incidência de transtornos de humor pós-parto e aumenta a confiança dos novos pais no cuidado do seu recém-nascido.

E aí? Vale a pena ou não vale?

Viva as doulas! Que profissão linda!

Fonte das evidências: World Doula Week



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


WhatsApp chat